quinta-feira, 25 de junho de 2015

FALTA DE LUMINOSIDADE FARÓIS DO OPEL VECTRA 2006

FALTA DE LUMINOSIDADE FARÓIS DO OPEL VECTRA 2006

Faz muito tempo que andava a cismar com esta situação, de noite não iluminava mais de 10 metros, era absolutamente incrível. Até comprei umas lâmpadas supostamente xpto poder ver o post "COMO MUDAR AS LÂMPADAS ..." uma bela porcaria, duraram +/- 6 meses e pelo visto é normal, não estão bons da cabeça.
Por exemplo a lâmpada OSRAN NIGHT BREAKER UNLIMITED 64150NBU tem uma durabilidade de 150 a 300 horas e são bastante caras, que se lixe o estilo comprei lâmpadas de luz normal e de alta duração (para veículos que circulam com as luzes acesas durante o dia).
Comprei uma Osran H7 Ultralife  comprei-as em Janeiro de 2015 pelo menos já duraram 6 meses
Dizem eles,
Benefícios do produto 
  • Lâmpada para farol de rodagem diurna ideal devido à expectativa de vida longa
  • Até o triplo de vida útil (comparada com as lâmpadas halógenas standard)
  • 3 anos de garantia (nas lâmpadas halógenas para farol)
Bem vamos ao que interessa. Finalmente descobri o problema mas não é nada fácil resolver é presiso ter paciência, passo a explicar.

Podem ver na foto seguinte que o problema é da lente focal que está "bassa" com uma camadinha de pó muito fino.


Perguntam vocês, como vamos limpar esta coisa? Demorei um fim de semana inteiro para ter uma ideia de como resolver isto.




1º Têm de desmontar o para choques. Desapertando uns parafusos, podem ver as setas vermelhas.



Depois de retirarem todos os parafusos têm com uma chave de fenda empurrar para dentro uma espécie de bucha plástica (onde aperta o parafuso) se não fizerem isto estão sujeitos a partir o para choques.
Depois é só puxar os cantos para fora para desencaixarem e depois pela frente puxar o para choques, sai facilmente (no meu caso).  




2º Desmontar os faróis. São 3 ou 4 parafusos sem dificuldade.







Para desligar os fios também é fácil, podem ver na foto.


Ferramentas necessárias.
Chave de bocas e torx.
Ferro de soldar.



Com o ferro de soldar, faz-se um buraco de acesso ao interior do farol, caso estejam a pensar porquê com o ferro de soldar é fácil de trabalhar e principalmente não faz lixo nem limalhas.



Ficou um espectáculo, digam lá, hum... Então já acabou!!! Não...

Limpeza do interior da lente (lado da lâmpada) utilizamos um pano muito macio, atenção que não largue pelos ou outra treta do género, senão estão tramados fica tudo colado na lente.



Têm de esfregar e rodar bastante o pano, atenção para não danificar a lente com a chave de fendas.
Também utilizei uma escova de dentes para limpar o interior.



Para limpar o lado de fora da lente (lado virado para nós) também utilizei uma escova e o pano.



Podem ver nesta foto a diferença na lente ao limpar. Um lado ainda por limpar e o outro meio limpo só com a escova.


E FEZ-SE LUZ!!! Parece um milagre, até dá gosto conduzir de noite. Agora ilumina bem longe consegue-se ver perfeitamente e com segurança.
Lente totalmente limpa.

Deu uma trabalheira mas valeu a pena, se tens dinheiro podes sempre comprar uns faróis novos, foi a solução que me deram na Opel.

Até uma próxima.






2 comentários:

  1. Tenho um pré-facelift e sofro do mesmo problema. :(

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  2. Obrigado pelas dicas, o meu sofre desse problema e é do mesmo ano, mês e mesma cor, estava a pensar em mudar as lampadas e agora penso se não será melhor mudar as oticas.

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