sábado, 19 de abril de 2014

RENOVAR AS JANTES DO MEU VECTRA

Decidi renovar as jantes do meu Opel Vectra, são jantes de 16" de origem e devido ao estilo dos raios muito salientes facilmente arranhamos as jantes ao estacionar se não tivermos cuidado.


No inicio eram só as duas jantes do lado direito, mas ao colocar pneus novos o tipo da oficina conseguiu arranhar as 4 jantes, só reparei neste pormenor passado algum tempo e decidi não perder tempo em reclamar porque já todos sabemos qual seria a resposta.




Para aqueles que vão criticar "grande nabo devias ter verificado na hora" o que se passou foi que as jantes estavam tão sujas que aparentemente não pareciam ter qualquer dano.
Aconselho a todos a lavarem as jantes antes de trocar os pneus e assim é mais fácil de verificar quaisquer danos. 


Bem, em primeiro lugar será lavar as jantes para ver bem onde estão os problemas.
Depois lixar bem até os arranhões desaparecerem, em arranhões mais profundos tem que se tapar com massa de poliéster, não esquecer que tem de depolir com lixa de água todas as superfícies a pintar. Na primeira passagem utilizei lixa de água K400 e finalizei com P600, faz-se melhor este trabalho com um fio de água sempre acorrer sobre a área a lixar, no meu caso utilizei uma lixadeira eléctrica (não tenho o perigo de electrocussão devido a uma protecção no quadro eléctrico) mas no seu caso aconselho uma lixadeira pneumática.


Como a imagem a seguir indica devemos proteger o pneu, a fita de papel deve ficar o mais justo possível da jante, se ficar um espaço nem que seja de meio milímetro vai-se notar e fica feio.


Atenção com certos pormenores que depois ficam muito destacados depois da jante pintada, estou a falar de escorridos de verniz da restauração anterior que por coincidência também foi ao mudar os pneus mas na altura eu vi esse pormenor e eles assumiram o erro e mandaram restaurar, foi só a primeira jante porque o  individuo reparou que fez asneira e adaptou a maquina para estas jantes.


Bem tive que deixar secar, cerca de 1 hora, voltar a lixar os defeitos e voltar a pintar. O tempo também ajudou a secar rápido, ao fim de 15 minutos já está seco ao toque.
Atenção que a pintura não fica tão brilhante como está na foto acima, fica tipo meio brilho como na foto abaixo, muito bonito.
Não se esqueçam de tapar a válvula, no meu caso usei um tubito de plástico.



Devo salientar que esta tinta é um espectáculo em termos de aderência e resistência, não é necessário primário é só a superfície estar bem limpa e sem gorduras.
Se usarem esta tinta aconselho a usarem mascara e óculos de protecção, e não facilitem nisto porque esta tinta tem pequenos fragmentos de alumínio e se vão para os olhos...quem avisa amigo é. 


Estamos a falar do spray TECTANE WS 169 custou 7,99€ e posso dizer que gostei e recomendo o  produto.
1 lata dá para 2 jantes, duas camadas em cada.

Bem... até uma próxima vez.