domingo, 18 de agosto de 2013

FALTA DE POTENCIA OPEL VECTRA 1.9 CDTI 150CV

FALTA DE POTENCIA NO MEU OPEL VECTRA 1900 CDTI 150CV  COM MOTOR Z19DTH

Já à mais de um ano que ando aborrecido com esta situação, já fui à Opel e pedi para verem esta situação, ligaram ao computador e não detectaram nada simplesmente fizeram uma actualização no software, fui lá a 2º vez e disseram que era normal neste motor que abaixo das 1800 rpms  era muito lento a responder, blá blá blá e mais tretas. Eu disse que quando comprei o carro não tinha este problema, bem... sabem o que é estar a falar para uma parede!! E fui andando com este problema.

Mas como eu sou muito insistente acabei por descobrir eu mesmo a razão deste problema.

Como podem ver na publicação anterior andei a resolver o problema do actuador valeo type-1 11V 100-0024-01-0 e aproveitei para dar uma olhada no motor, gosto de verificar o aparecimento de fugas de óleo ou fluido do sistema de refrigeração, etc...




Mas voltando um pouco mais atrás, mais precisamente em 28-07-2012 encontrei a solução para este problema"s" depois de tanto coscuvilhar na Internet acaba-se por entender certas coisas, descobri que uma das causas deste sintoma se deve ao facto de o sensor que mede a pressão do ar no colector de admissão  "Absolute Pressure MAP Bosch Sensor 0281002437" estava totalmente emporcalhado com resíduos de óleo e areia (outro problema para depois, de onde veio a areia???) 


O problema desapareceu depois de limpar o sensor com spray WD40.

Voltando ao assunto...
E desta vez os sintomas são ligeiramente diferentes, passo a explicar.

Por ex. ao sair da minha garagem saio em marcha a trás e tenho de subir uma rampa bastante inclinada, tenho de a subir com o motor muito acelerado até parece que levo um elefante em cima do carro, se o motor baixar das 2000rpms simplesmente não anda e tenho de voltar a descer a rampa e começar novamente a subir com lanço e com rotação.

Outra coisa que acontecia era quando vou atrás de uma viatura que circula devagar, era extremamente enervante se ia em 3º o motor começava aos saltos e abanões a pedir para reduzir para 2º  se metesse a 2º a rotação era tão elevada que até parecia que ia partir o motor. Tinha sempre que andar a compensar com a embraiagem.

Outra situação, ao aproximar-me de um cruzamento e ao diminuir a velocidade e mesmo sem parar tinha sempre de meter a 1º era como se tivesse parado e ia arrancar novamente.

RESOLUÇÃO PARA ESTA PORRA:

Depois do frete de colocar o tal actuador de bosta da valeo, decidir ver se havia algumas fugas ou outras coisas.
Lembrei-me.... deixa ver como está o sensor de pressão do colector (o tal 0281002437 da bosch) podem não acreditar mas estava quase igual à situação de um ano atrás, cheio de areia e óleo e tenho mesmo de descobrir de onde vem esta areia se não o mais certo é arruinar o motor.
Limpei novamente com o óleo WD40 e ao coloca-lo no sitio deixei cair o parafuso no intervalo entre o colector de admissão e as tampas das válvulas, fui buscar a lanterna para retirar o parafuso e FILHO DA PUT................................  O QUE É ESTA MERDA?

Estão a ver esta hastezinha tem +/- 25cm, andava toda feliz da vida aos saltos em cima do motor e enfiada neste intervalo. Tem uns encaixes em plástico todos gastos e o que liga à V3 está partido. 
Depois de pesquisar na Internet cheguei à conclusão que esta haste comanda as 3 válvulas das 4 válvulas de admissão do ar para o colector, mas não sei qual a sua verdadeira finalidade no funcionamento do motor (SE ALGUÉM SOUBER  POR FAVOR COMENTE) talvez seja para cumprir alguma norma anti-poluição ou melhorar o arranque a frio.

As setas apontam para as tais válvulas ou borboletas da admissão do ar, todas podem rodar 360º excepto a terceira a contar da esquerda, vamos chamar V3 esta é motorizada e é gerida pela aceleração, na foto e com o motor desligado fica na posição de aberta, ao ligar o motor sem acelerar  a V3 fica fechada e esta transmite o mesmo movimento às outras válvulas pela tal haste.



Decidir ir à Opel perguntar se tinham e qual o preço, cum caraças... o tipo respondeu que não tinham essa peça e não se vendia, disse que tinha de mudar o colector completo. Apetecia-me dar-lhe um murro nos dentes mas o tipo não tinha culpa e ainda tentou ajudar eu explico mais à frente. Vão à Opel e perguntem por quanto fica o colector de admissão e mais mão de obra. 

Bem decidir tentar fazer uma porra de uma aste...

Demorei quase 2 horas a fazer o diabo da haste, encaixou na perfeição mas a V3 não tinha força para actuar as outras válvulas os encaixes estavam um pouco apertados e decidi retirar a haste para alargar mais um pouco os encaixes e azar do raio acabei por partir o encaixe da V1.

Que treta dos diabos, como é que a Fiat faz uma porcaria destas sim o motor é da Fiat. Então não é que a porcaria das válvulas de admissão (borboletas) são em PLÁSTICO!!!!! Como é possível???

É por isso que a Opel diz para mudar o colector, como as válvulas de admissão são em plástico e estão numa zona bem quente sobretudo depois de parar o motor  o plástico vai-se deteriorando e ficando quebradiço.
Se repararem bem isto é uma peça de grande desgaste trabalha tanto como o pedal do acelerador, como vão fazer esta porcaria em plástico.
Depois reparei com mais atenção que mesmo mudando só a haste o problema ia continuar com fugas de ar e óleo dos encaixes das vál. se repararem na V3 e V4 já está a verter ar e óleo e está com uma grande folga. 

Bem como resolvi isto, graças ao tipo que "eu queria dar-lhe um murro nos dentes" é por isso que devemos manter a calma e tentar ser cordiais e simpáticos só temos a ganhar fica aqui o conselho.

Disse-me ele, "ó pá tu metes todas as válvulas em aberto e cola-as nessa posição" eu agradeci e vim embora mortinho para experimentar.
A posição de aberto é a mesma que a V3 quando o motor está desligado.
Colei as V1 V2 e V4 é claro que a V3 não se cola porque esta roda conforme a rotação/acelerador.


Conclusão:
As marcas hoje em dia fazem tudo para lesar o cliente, falta de qualidade nos materiais e na construção em geral sobretudo neste carro (por experiência própria), vale quanto, quê? 15.000€ Daqui a pouco não vale o conserto é isto que eles querem, quando o carro tiver 10 anos já não vale qualquer arranjo. Por ex. volante do motor já vem armadilhado para durar no max. 200.000Km , com estes km vais gastar perto de 2500€ ou mais só para esta reparação, depois mudar a distribuição e outras tretas... olha que se fod... a merda do carro.

Voltando ao assunto, com as válvulas coladas em aberto o carro ficou um espectáculo, arranca em 2º e se carregares a fundo até os pneus gritam. Mas em autoestrada acima dos 140km/h já não é a mesma coisa mas também é raro eu passar dos 130km/h, mas alguma finalidade têm estas válvulas isso é certo.

Agora com o tempo tenho de ver os consumos, ainda estou curioso para ver a diferença.

Vamos ver o que vai estourar para a próxima, desculpem alguns palavrões fico bastante nervoso com estas situações.

Até à próxima. 
______________________________________________________________________________




25-09-2013 Actualização.

Passados 1500Km já tenho uma ideia dos consumos, consome mais um pouco de combustível 0,8L/100km
Mas tem outro pormenor que não gosto, o motor ficou muito mais barulhento e com o motor ao ralenti (quente) tem tendência para dar uns solavancos. 
No arranque o motor ficou com bastante força comparando com a situação anterior em que as borboletas não funcionavam nas devidas condições, era conforme a sorte iam rodando conforme a vibração do motor, ora abertas, ora fechadas ou entreabertas. Eu gostava era de comparar com um colector novo, lá para o mês seguinte vou ver se consigo comprar um.
E finalmente descobri...
Para que serve as borboletas do colector de admissão.
A origem da areia que aparecia no colector de admissão.
A origem do óleo (mistura areia + óleo) aparecia no colector de admissão e sujava completamente o " sensor Absolute Pressure MAP Bosch Sensor 0281002437 "

Explicarei lá mais para a frente, até à próxima.