domingo, 20 de abril de 2014

MUDAR DE AMORTECEDORES OPEL VECTRA C 2006

Bem era mais uma barcaça do que um automóvel, sobretudo em curva. Os amortecedores gastos eram relativamente confortáveis mas tem termos de comportamento deixavam a desejar.
O problema era que a viatura oscilava na diagonal em alta velocidade dando muita instabilidade na condução, e em baixa velocidade e em piso irregular oscilava tanto em lateral que se não tivéssemos cuidado batíamos com a cabeça no vidro.

Decidi muda-los aos 124000kms depois de tanto procurar na Internet acabei por optar por uns Monroe Reflex.

As referências dos originais e dos novos:
Frente: GM SACHS 824903001019 461022360 13214373
Traseira: GM SACHS 844904001535 315000331 13208060

Frente: Monroe Reflex E7049
Traseira: Monroe Reflex E5105

Tendo custado 262€ com portes incluídos.

Mas voltando um pouco atrás, antes de comprar Monroe eu mandei vir um conjunto de amortecedores que comprei num site de venda de peças automóvel, de origem Alemã alegadamente com preços bastante competitivos.
É uma empresa bastante estranha porque tem 4 sites idênticos em português a vender o mesmo e com os preços diferentes ao cêntimo. Mas ao efectuarmos uma compra vamos ter sempre à empresa original que é comum para o 4 sites, eles fazem isto para ficarem sempre nos primeiros lugares no motor de busca do Google, mas isto é outro assunto.

Os da traseira eram da marca KRAFT e os da frente eram KYB, acabei por os devolver porque um estava  a verter óleo e outro não funcionava nas devidas condições e foi um problema para reaver o meu dinheiro de volta, graças porque paguei por Paypal e acabou por correr tudo bem.

Deixo aqui uns vídeos para verem.
http://youtu.be/1ehEawUEfKQ
http://youtu.be/x2_KyB5oST8



Os da parte da traseira são muito fáceis de mudar, parafuso em cima e outro em baixo e já está.
Mudei os dois em meia hora.



Chamo atenção para verificarem o apoio em borracha da mola da suspensão no meu caso já está muito gasta e transmite ruído para o chassi do carro. Quando tiver tempo vou ter de os mudar.


Para substituir os amortecedores da frente é mais trabalhoso e perigoso.
Tive de comprar uma ferramenta especial para comprimir a mola, comprei um compressor de mola por 30€



Depois da mola comprimida podemos desmontar a mola do amortecedor, em algum casos poderá ser necessário ferramenta especial para desapertar a porca que fixa o conjunto.
No meu caso foi uma chave para velas A e uma chave torx comprida B para fixar o veio do amortecedor.
Portanto a chave B fica na mesma posição e com a chave A rodamos para a esquerda para desapertar a porca.

   Atenção ao montar a mola e o apoio superior exactamente na mesma posição.




Como podem ver aproveitei e mudei mais algumas coisinhas.
Conclusão, posso dizer que os amortecedores novos são confortáveis possivelmente um bocadito duros mas em termos de estabilidade está 5 estrelas e em termos de durabilidade só o tempo dirá.

Até uma próxima...

GRELHAS DE SAÍDA DA VENTILAÇÃO DO HABITÁCULO NÃO FECHA TOTALMENTE

Bem mais um problema crónico dos Opel Vectra e outros modelos que usam o mesmo tipo de grelhas do ar da chofagem  ou será sofagem? Chauffage? Bem não sei fica ao vosso critério. Para mim é ventilação do habitáculo.


Já sabem parte sempre a ultima alheta ou palheta ou o quiserem chamar, mais cedo ou mais tarde quando fecharmos a saída do ar vai acontecer isto, no meu caso acabaram por partir todos os 4 difusores da ventilação.
Mais um defeito de fabrico da porra da Opel que nunca assume nada.



Bem se existe alguma coisa fácil neste carro é retirar o friso do tablier, como podem ver é fixo por umas molas de aço e é começar a puxar por pelo meio entre a consola central e o porta luvas e sai bastante fácil.






Depois de desmontar o difusor verá que tem uma aste partida, fazer dois furos o mais justo possível ao diâmetro do arame que vai utilizar, no meu caso tem +/- 1mm de espessura e como no momento não tinha uma broca com esse diâmetro fiz os orifícios com o bico do ferro de soldar.



 Atenção estanhar o arame antes de o colocar no sitio, ao colocar-lo conforme a imagem acima aquecer o arame para o estanho se misturar com o plástico e ao mesmo tempo levemente pressionar para o arame ficar ligeiramente embutido no plástico.
Deixamos arrefecer um pouco e depois dobramos as pontas do lado oposto com um alicate de pontas e pressionar o máximo possível, não aplicar calor fica mesmo assim.


E pronto está feito, mais uns tostões no bolso.

Cumprimentos para todos.