Finalmente descobri a causa do MAP Bosch Sensor 0281002437 e colector de admissão estarem entupidos com uma espécie de massa peçonhenta e com a consequência de avaria das borboletas do colector de admissão GM part number 55210201 Pierburg.
Vamos primeiro à origem da areia, como podem ver na foto seguinte temos o turbo GARRETT FGP 55196766 755046-2.
O tubo que vem da caixa de filtragem do ar está apertado com uma braçadeira que na minha opinião não tem força de aperto o suficiente para manter o tubo no lugar, no meu caso estava desapertada e o tubo começou a sair do lugar, só o tubo!!! tem um anel de borracha ou vedante e este manteve-se no lugar o problema está no tubo de plástico que ao começar a sair do sitio permitiu a entrada da areia por uns cortes situados no encaixe julgo para facilitar a ligação.
06-06-2014 - ACTUALIZAÇÃO
Decidi fazer esta actualização porque cheguei à conclusão que não é esta a origem de aparecer areia no colector.
1º Se a areia era aspirada pelo turbo, este teria a turbina picada ou estragada pela areia e a turbina está impecável.
2º Depois de 9.000 kms a porra da areia continua a aparecer no colector, que raio!!!
Se alguém descobrir por favor envie um email, obrigado
Origem da massa peçonhenta.
À uma coisa chamada Ventilação do cárter
Ora bem o que acontece é que a peça 52 o separador vapor / óleo ou decantador deixa passar o vapor do óleo e combustível para o colector admissão para serem queimados e o óleo volta ao cárter neste caso é simples porque o esquema está simplificado.
No motor Z19DTH a saida do decantador entra directamente na entrada do ar para o turbo podem ver na foto circulo amarelo, por alguma razão o decantador está a deixar passar óleo para o turbo e no meu caso com a agravante da areia, com a continuação deste problema o mais certo é danificar o turbo, uma gota de óleo com 0.5g a colidir com uma niniturbina a 150000rpms é como um pato de 4kg a entrar por uma turbina de um avião.
Bem... passa do turbo para o intercooler que acaba por ficar acumulado e depois aspirado para o colector da admissão mais ainda misturado com os gases de escape provenientes da válvula EGR a função desta válvula (está bem explicado aqui) dizem eles para a eliminar, mas na minha opinião e por uma questão ecológica e de consciência, sim nós vamos mas os nossos filhos e netos ainda ficam por cá, eu não aconselho a eliminar a EGR.
Este fenómeno entope o MAP Bosch Sensor 0281002437, estreita o as entradas de ar para o motor, desgasta prematuramente o sistema das borboletas do colector e pode avariar o turbo.
No momento estou a fazer uma experiência para descobrir o que origina este fenómeno da passagem de óleo, acho que mais 1000kms devo chegar a uma conclusão.
Até breve.
28-10-2013 - ATUALIZAÇÃO
Bem... 1500kms passados acho que cheguei a uma conclusão, a minha experiência foi colocar um tubo transparente e a fazer um sifão entre a saída do decantador (peça 52) e a entrada para o turbo, o que constatei é que nem pinga de óleo, e esta?
Mas como poderão ver na foto, existe uma condensação no interior do tubo que só aparece enquanto o compartimento do motor ainda está frio e depois seca com o aquecimento do motor.
O que acontece é que os gases ao serem aspirados do cárter vão quentes e o que vai acontecer é condensarem nas tubagens frias da admissão do ar, turbo e intercoler é por isso que o turbo e sobre tudo o intercoler estão com muitos resíduos de óleo acumulados sendo depois aspirados para o colector de admissão.
A única maneira de resolver isto é arrefecer os gases antes de entrarem para o turbo.
Quando tiver tempo disponível vou tentar encontrar uma solução.
Até breve.