quarta-feira, 25 de setembro de 2013

MISTURA DE AREIA E ÓLEO NO COLECTOR DE ADMISSÃO MOTOR Z19DTH

OPEL VECTRA 1.9 CDTI 2006 150CV COM MOTOR Z19DTH

Finalmente descobri a causa do MAP Bosch Sensor 0281002437 e colector de admissão estarem entupidos com uma espécie de massa peçonhenta e com a consequência de avaria das borboletas do colector de admissão GM part number 55210201 Pierburg.


Vamos primeiro à origem da areia, como podem ver na foto seguinte temos o turbo GARRETT FGP 55196766 755046-2.



O tubo que vem da caixa de filtragem do ar está apertado com uma braçadeira que na minha opinião não tem força de aperto o suficiente para manter o tubo no lugar, no meu caso estava desapertada e o tubo começou a sair do lugar, só o tubo!!! tem um anel de borracha ou vedante e este manteve-se no lugar o problema está no tubo de plástico que ao começar a sair do sitio permitiu a entrada da areia por uns cortes situados no encaixe julgo para facilitar a ligação. 


06-06-2014 - ACTUALIZAÇÃO

Decidi fazer esta actualização porque cheguei à conclusão que não é esta a origem de aparecer areia no colector.
1º Se a areia era aspirada pelo turbo, este teria a turbina picada ou estragada pela areia e a turbina está impecável.
2º Depois de 9.000 kms a porra da areia continua a aparecer no colector, que raio!!!

Se alguém descobrir por favor envie um email, obrigado







Origem da massa peçonhenta.
À uma coisa chamada  Ventilação do cárter 

Ora bem o que acontece é que a peça 52 o separador vapor / óleo ou decantador deixa passar o vapor do óleo e combustível para o colector admissão para serem queimados e o óleo volta ao cárter neste caso é simples porque o esquema está simplificado.
No motor Z19DTH a saida do decantador entra directamente na entrada do ar para o turbo podem ver na foto circulo amarelo, por alguma razão o decantador está a deixar passar óleo para o turbo e no meu caso com a agravante da areia, com a continuação deste problema o mais certo é danificar o turbo, uma gota de óleo com 0.5g a colidir com uma niniturbina a 150000rpms é como um pato de 4kg a entrar por uma turbina de um avião.
Bem... passa do turbo para o intercooler que acaba por ficar acumulado e depois aspirado para o colector da admissão mais ainda misturado com os gases de escape provenientes da válvula EGR a função desta válvula (está bem explicado aqui) dizem eles para a eliminar, mas na minha opinião e por uma questão ecológica e de consciência, sim nós vamos mas os nossos filhos e netos ainda ficam por cá, eu não aconselho a eliminar a EGR. 
Este fenómeno entope o MAP Bosch Sensor 0281002437, estreita o as entradas de ar para o motor, desgasta prematuramente o sistema das borboletas do colector e pode avariar o turbo.

No momento estou a fazer uma experiência para descobrir o que origina este fenómeno da passagem de óleo, acho que mais 1000kms devo chegar a uma conclusão.

Até breve. 


28-10-2013 - ATUALIZAÇÃO
Bem... 1500kms passados acho que cheguei a uma conclusão, a minha experiência foi colocar um tubo transparente e a fazer um sifão entre a saída do decantador (peça 52) e a entrada para o turbo, o que constatei é que nem pinga de óleo, e esta? 


Mas como poderão ver na foto, existe uma condensação no interior do tubo que só aparece enquanto o compartimento do motor ainda está frio e depois seca com o aquecimento do motor.
O que acontece é que os gases ao serem aspirados do cárter vão quentes e o que vai acontecer é condensarem nas tubagens frias da admissão do ar, turbo e intercoler é por isso que o turbo e sobre tudo o intercoler estão com muitos resíduos de óleo acumulados sendo depois aspirados para o colector de admissão.
A única maneira de resolver isto é arrefecer os gases antes de entrarem para o turbo.
Quando tiver tempo disponível vou tentar encontrar uma solução.

Até breve. 





5 comentários:

  1. Bom dia,

    Chegou a perceber de onde vinha a areia? tenho o mesmo problema. E também não encontro origem...

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  2. Boa tarde.
    Sim, vem da folga das borboletas no colector da admissão.
    Quando tiramos o pé do acelerador ou vamos a reduzir cria vácuo no colector e o pó e areias muito fininhas passam pelo folga dos eixos das borboletas, pelo menos no meu caso.
    Cumprimentos,

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  3. Boas a "Areia" é mistura de gases de escape oriundas da EGR juntamente com o vapor de oleo condensado oriundo do respiro da tampa das valvulas que é admitido novamente na admissão.

    solução:
    cegar egr
    oil catch can

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  4. Boas, o meu era um tubo que sai do intercoler para admissao , soltou, verifiquem as tubagens de A a Z, ligaçoes entre outros.

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  5. Boas. Tenho o mesmo problema. Mas a tão falada areia ja se encontra nas tubagens antes da admissão. Se andar de vagar sem puxar tudo corre bem mas mesmo assim o turbo so parece entrar as 2500rpm. Se puxar sai muito fumo preto do escape e liga a luz do motor. Reduzindo volta ao normal. Reparei que tem oleo a pingar do turbo. Estará a dar o berro?

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