sexta-feira, 6 de junho de 2014

PERDA DE FLUIDO REFRIGERAÇÃO DO MOTOR Z19DTH OPEL

PERDA DE FLUIDO NO CIRCUITO DA REFRIGERAÇÃO DO MOTOR Z19DTH OPEL

Desde mais ou menos meio ano atrás que tenho reparado e adicionado fluido no circuito de refrigeração do motor.
Quase semana sim semana não que eu tinha de adicionar liquido e o mais interessante é que não via por onde desaparecia e finalmente depois de uma assapadela ou açapadela não sei bem, finalmente descobri a causa do desaparecimento do fluido de refrigeração.


A tampa do vaso ou deposito de expansão não vedava nas devidas condições originando a perda de liquido.

Perguntei na Opel quanto custava...
Opel: 23,90€
Outra marca: 6.50€
Tirem a vossa conclusão!!!


Até uma próxima...

PROBLEMA DE RUÍDO E VIBRAÇÃO NO MOTOR Z19DTH OPEL VECTRA C 2006

PROBLEMA DE RUÍDO E VIBRAÇÃO NO MOTOR Z19DTH OPEL VECTRA C 2006

Bem... novamente mais um problema no meu Opel Vectra 2006.

Já andava a fazer um ruído estranho... e foi andando até que chegou ao ponto de o motor ao ralenti começar aos saltos e com uma vibração estranha, ao ligarmos também o ar condicionado ainda ficava pior.

Reparei que o esticador da correia do alternador estava a saltar muito mais do que era normal. Desliguei o motor e reparei também que a correia estava com marcas de escorregar e esfarrapada numa das bordas.

Decidi desmontar e verificar o esticador, rolamentos e etc.


Verifiquei que a polia do alternador (roda livre) estava fixa ou presa para quem não sabe, é como a roda de uma bicicleta que quando damos ao pedal a roda funciona juntamente com o pedal, quando paramos de pedalar a roda "roda livre" dando uns estalidos.





Neste caso quando desligamos o motor, o motor pára e o alternador ainda continua a rodar livremente por inercia.
Por vezes acontece que a avaria é o contrario desta e em vez de ficar fixa acaba por ficar "roda livre" nos dois sentidos e a causa é falta de carga na bateria porque o alternador não roda com a rotação necessária ou por vezes simplesmente não roda e se não roda também não produz electricidade.


 Para retirar o rolamento guia basta forçar um pouco com uma cave de fendas como mostra na figura acima.


Para desmontar e montar a polia ou roda livre do alternador é necessário uma chave especial, "PULLEY REMOVAL TOOL 33TxH17"  


Também têm de suspender o motor porque é necessário retirar o apoio do motor, na foto a correia da distribuição está à vista porque aproveitei para ver como estava a bomba da água.
Ou então colocar um macaco por baixo do motor.



Podem ver um video do "depois" o video do "antes" não ficou bem e optei por não o publicar, peço desculpa.
http://youtu.be/lG-UPNg3EWg

Ficou tudo por 72€
Polia: 39€ (ZEN) made in brazil
Polia estriada (guia): 33€ (Gates)

Até uma próxima...