PROBLEMA DE RUÍDO E VIBRAÇÃO NO MOTOR Z19DTH OPEL VECTRA C 2006
Bem... novamente mais um problema no meu Opel Vectra 2006.
Já andava a fazer um ruído estranho... e foi andando até que chegou ao ponto de o motor ao ralenti começar aos saltos e com uma vibração estranha, ao ligarmos também o ar condicionado ainda ficava pior.
Reparei que o esticador da correia do alternador estava a saltar muito mais do que era normal. Desliguei o motor e reparei também que a correia estava com marcas de escorregar e esfarrapada numa das bordas.
Decidi desmontar e verificar o esticador, rolamentos e etc.
Verifiquei que a polia do alternador (roda livre) estava fixa ou presa para quem não sabe, é como a roda de uma bicicleta que quando damos ao pedal a roda funciona juntamente com o pedal, quando paramos de pedalar a roda "roda livre" dando uns estalidos.
Neste caso quando desligamos o motor, o motor pára e o alternador ainda continua a rodar livremente por inercia.
Por vezes acontece que a avaria é o contrario desta e em vez de ficar fixa acaba por ficar "roda livre" nos dois sentidos e a causa é falta de carga na bateria porque o alternador não roda com a rotação necessária ou por vezes simplesmente não roda e se não roda também não produz electricidade.
Para retirar o rolamento guia basta forçar um pouco com uma cave de fendas como mostra na figura acima.
Para desmontar e montar a polia ou roda livre do alternador é necessário uma chave especial, "PULLEY REMOVAL TOOL 33TxH17"
Também têm de suspender o motor porque é necessário retirar o apoio do motor, na foto a correia da distribuição está à vista porque aproveitei para ver como estava a bomba da água.
Ou então colocar um macaco por baixo do motor.
Podem ver um video do "depois" o video do "antes" não ficou bem e optei por não o publicar, peço desculpa.
http://youtu.be/lG-UPNg3EWg
Ficou tudo por 72€
Polia: 39€ (ZEN) made in brazil
Polia estriada (guia): 33€ (Gates)
Até uma próxima...