Como já sabem tenho um Opel Vectra 2006 com motor Z19DTH e já tem 120.000Kms
Neste caso a falta de potencia abaixo das 2000 rpms.
Andava eu à procura de uns amortecedores Monroe Reflex quando tropecei neste http://www.saab.zwart-hoekstra.net/index.php?option=com_content&view=article&id=94&Itemid=102&lang=en
e guardei para mais tarde recordar, está muito bem explicado mas está em inglês, embora para mim não seja problema.
No fim de semana passado, decidi ver como estava esta válvula, infelizmente apaguei as fotos acidentalmente. Mas segui todos os passos falados no link anterior.
Estava toda cheia de carvão e o pior era que o pistão (o que tem a seta vermelha) que accionava a válvula estava meio preso.
Atenção recomendo marcar todas as posições de montagem que antes de desmontar a bobine.
Ao desmontar o interior com o martelo e o punção ter cuidado para o interior não cair no chão, existe uma molinha muito pequenina se cai no chão ...
Resultados,
- O motor está muito mais suave.
- Depois de aquecer, o consumo com o carro parado passou dos 0,6 a 0,8 para 0,4 a 0,6 portanto gasta menos.
- O melhor, em plano horizontal raramente uso a 1º arranca em 2º que é uma maravilha, sente-se logo a potencia a partir das 1.500 rpms
- Se melhorou os consumos no meu andamento quotidiano ainda não sei, quando fizer uns 1000kms eu digo como correu.
20-04-2014 Actualização sobre consumos.
Bem não é uma grande diferença, em 3.000km a média passou de 7.6L/100km para 7.2L/100km mas segundo as minhas contas nos 3.000km poupei cerca de 12litros de combustível. Nada mau, mas o melhor é que o carro ficou a rolar muitíssimo melhor.
25-02-2016 Actualização.
Decidi fazer esta actualização visto que o meu carro começou novamente a perder potencia e a causa novamente foi da EGR Pierburg 55215031 desta vez fiz uma filmagem muito básica mas acho que dá para compreender o processo.
O pino que faz actuar a dita válvula estava emperrado e não trabalhava suavemente, desde a ultima limpeza passaram 28.000km. Mas acho que não vai durar muito mais km porque o furo onde o pino desliza já tem muita folga, vamos ver daqui a 20.000km.
Infelizmente o link acima deixou de funcionar, foi pena era bastante explicito.
Se a vossa maquina tem mais de 100.000kms está na hora de ver como está a válvula EGR
Até à próxima.