segunda-feira, 18 de abril de 2016

BMW SCANNER VERSION 1.4 0

BMW SCANNER VERSION 1.4 0

Comprei este scanner no Ebay "V1.4 Diagnostic Scan Interface Scanner Programmer For BMW E38 E39 E46 E53 E83"
Custou cerca de 15€ mas tive de comprar um cabo compatível com o modelo do nosso BMW 320D de 1999 136CV "20 Pin To 16Pin OBDII Round Diagnostic Scanner Connector Adapter Cable for BMW" que custou cerca de 5€
Melhor investimento do que este não há, funciona bastante bem e podemos resolver bastantes avarias e efectuar alterações no funcionamento da viatura, por ex. ligar faróis diurnos ou fechar as portas automaticamente quando atingimos uma certa velocidade e muitas outras coisas mais.

Mas é claro que raramente corre tudo à primeira, no nosso BMW não funcionava e depois de pesquisar na Internet acabei por encontrar uma solução.







A solução para o problema foi soldar na ficha OBDII as duas ligações a verde como podem ver na imagem seguinte.





O software funcionou perfeitamente no Windows 7 32Bits , embora o produtor do software garante que só funcionaria no Windows 98, nem tudo pode correr mal...



Comprei este scanner porque o carro as vezes entrava em safe-mode e acabamos por descobrir que o problema estava na valvula EGR

Até uma próxima...










VELAS DE INCANDESCÊNCIA PARA OPEL VECTRA 1.9 CDTI Z19DTH

VELAS DE INCANDESCÊNCIA PARA OPEL VECTRA 1.9 CDTI Z19DTH 



Bem como o nome indica tive de mudar as velas de pré-aquecimento do meu Opel Vectra de 2006 com o motor Z19DTH.
A referencia das velas originais, BERU FGP 55187863 Made in Germany desde 15€ até 29€ cada unidade. Devo dizer que parecem ser fabricadas em inox. Acabei por comprar no Ebay a metade do preço, mas sem marca, mas muito sinceramente não gostei muito da qualidade de fabrico.
Acabei por fazer um video da diferença entre as duas. Podem no link a seguir, 







Podem ver que a vela da Beru é mais rápida a ficar incandescente, por coincidência acabou por ser a ultima incandescência da sua vida...foram cerca de 120.000km de vida brilhante. De 4 resta 1.
Só o tempo dirá quando vão duram as novas, cerca de 30.000 já lá vai...

Acabei por fazer outro video, verificar o funcionamento, desmontagem e montagem.
É relativamente simples, nesta filmagem as velas saem facilmente mas na realidade foi bastante difícil retirar as originais que são muito justas e também já lá estavam à 120.000Km.
WD40 + alicate, foi a solução...



Devo informar que necessitam de uma chave de 9mm mais comprida que o normal.




Até uma próxima oportunidade.






MUDAR FILTRO DO GASÓLEO OPEL VECTRA 1.9 CDTI 2006

MUDAR FILTRO DO GASÓLEO OPEL VECTRA 1.9 CDTI 2006

Passaram 30.000km e decidi mudar o filtro do gasóleo, infelizmente perdi a primeira parte da filmagem "a desmontagem do filtro" mas ao verem a filmagem da montagem já ficam com uma ideia de como se processa a desmontagem.

A primeira coisa a fazer é retirar a chave da viatura e guarda-la no bolso, começamos por retirar os tubos e para tal temos de pressionar os dois encaixes e ao mesmo tempo puxar o tubo para sair.






Fazer este procedimento nos dois tubos. Aconselho a colocarem um pano por baixo para absorver o gasóleo que sai da tubagem.



Depois de retirarem os tubos e desligarem as fichas, uma na parte de cima e outra na parte de baixo (Detetor de água no gasóleo). Basta puxar o filtro para cima e este sai facilmente.


Podem ver nesta imagem o estado do filtro, devo dizer que nesta altura este filtro já tinha >50.000km.
Facilitei muito, podia ter dado mau resultado. Esta foto foi tirada à 30.000Km atrás, o filtro sujo é original e o que coloquei novo também é original, podem ver que são muito diferentes na sua construção não sei qual será melhor...
Desta vez não comprei original, vamos falar de preços.

Original: GM 95599129 / Bosch 1457070001 Made in Spain  28,73€ c/Iva
Concorrência: Ashika 30-EC0016 77362340 Made in Russia 8,07€ c/Iva
20€ de diferença é muito, vamos ver se não vou ter problemas...


Nas fotos seguintes mostro o gasóleo que retirei do copo do filtro e que depois passei por um filtro de papel para aproveitar este gasóleo. Isto no filtro que teve mais de 50.000Km







Podem ver no video a seguir a montagem e os procedimentos a ter depois da montagem do filtro, antes de dar o arranque na viatura.


Até uma próxima vez...



18-04-2016 Actualização:
Consegui recuperar a filmagem da desmontagem do filtro.